O Porto
Publicado: 20 Março 2014,
A Companhia Docas de Santana (CDSA) dispõe de um Plano de Gestão Ambiental que vem evitar ou mitigar as consequências dos impactos provocados pelas atividades dentro da área portuária. Essa Política Ambiental da CDSA tem o compromisso de atender as exigências dos órgãos ambientais, as legislações ambientais em vigor e a conscientização de seus colaboradores e visitantes da importância da preservação do meio ambiente e sua conservação. A Gestão Ambiental da CDSA desenvolve Programas de Gestão Ambiental para atender as exigências legais, bem como avaliar o desempenho ambiental de sua atividade portuária e dos empreendimentos que operam em nossas instalações.
Monitoramento dos Recursos Hídricos
Consiste nas análises de parâmetros físico-químicos e hidro biológicos das águas subterrâneas (piezômetros) e águas superficiais (rio Amazonas).
Controle de Pragas
São realizados os controles de pragas sinantrópicas, através de desinsetização/decupinização e desratização em toda a área da Companhia Docas de Santana. Essas ações são desenvolvidas por empresa especializada nesses serviços.
Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
A CDSA possui o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que consiste em conscientizar os colaboradores e terceiros da disposição adequada dos resíduos, o consumo consciente e a educação ambiental. É realizada a coleta seletiva na área da CDSA, a pesagem do resíduo gerado e a destinação final adequada.
Monitoramento das Atividades exercidas por terceiros
Nas atividades exercidas por terceiros são observados a legalidade ambiental de seu empreendimento, programas ambientais desenvolvidos em nossas instalações, bem como os cumprimentos das exigências operacionais no âmbito ambiental solicitadas pela CDSA.