Notícias

SÃO PAULO - As exportações de soja do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, foram volumosas no início em abril, com embarques de 1,67 milhão de toneladas na primeira semana do mês, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

Os embarques somaram 418,62 mil toneladas por dia, em média, contra 325,2 mil toneladas/dia em abril de 2013. Em março, as exportações diárias de soja somaram 327,9 mil toneladas.

Considerando todo o mês de março, as exportações de soja do Brasil somaram 6,23 milhões de toneladas, atingindo um volume recorde para o mês, com o país escoando uma produção recorde.

Em receita, as exportações de soja do Brasil na primeira semana de abril somaram 845,9 milhões de dólares, ou cerca de 22 por cento das exportações brasileiras no período.

O complexo soja (grão, farelo e óleo) é o principal produto da pauta de exportações do agronegócio brasileiro.

O Brasil está na fase final da colheita da oleaginosa, com estimativas do governo apontando uma produção histórica de 85,44 milhões de toneladas, alta de quase 5 por cento na comparação anual, apesar de uma seca que reduziu a produtividade de várias regiões.

As exportações da oleaginosa no atual ano safra foram estimadas pelo governo em 45,3 milhões de toneladas, ou 2,5 milhões de toneladas a mais ante o ciclo 2012/13.

Fonte: Reuters/Roberto Samora