Notícias

A Companhia Docas de Santana recebeu na tarde desta terça-feira, dia 20/05, uma grande comitiva de empresários e do Governador do Estado, Camilo Capiberibe. A visita técnica ao Porto de Santana fez parte do encerramento da programação do Seminário "Amapá Logística Offshore", realizado pelo Governo do Estado durante os dias 19 e 20 de maio, no Ceta Ecotel, com o objetivo de firmar o Amapá como alternativa viável para envio de cargas ao mercado internacional.

A comitiva conheceu toda a parte de infraestrutura e equipamentos encontrados no terminal, que serve para entrada e saída de produtos. O porto dispõe de dois cais para atracação: Cais A – com 200m de extensão e profundidade de 12m e Cais B – com um berço de 150m de comprimento e profundidade de 11m. As instalações de armazenagem reúnem um espaço para carga geral com 2.800m² e um pátio para conteinêres com capacidade para 900 TEUS.

Na ocasião o diretor da Cianport, Cláudio Zacanaro, da empresa de logística do Mato Grosso que está se instalando no Amapá para trabalhar com escoamento de grãos, disse que a empresa já está na fase de conclusão dos silos e que a estimativa é que em noventa dias eles já estejam prontos para receber a safra da soja.

A rota para os grãos produzidos em Mato Grosso será a seguinte: transporte da produção em carretas pela Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) até o Porto de Miritituba (munícipio de Itaituba-PA); de lá, os grãos serão embarcados em balsas até o Porto de Santana e seguirão em navios graneleiros para o mercado internacional.

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa - CDSA)