Notícias

Foi com muita animação e responsabilidade social que aconteceu no último sábado, dia 20, na Escola Estadual Maria Catarina Tibúrcio, no bairro Novo Horizonte em Santana, a primeira ação do Projeto “CDSA Comunidade”, realizado pela Companhia Docas de Santana (CDSA).

A ação que iniciou às 08 horas da manhã contou com a participação de funcionários da CDSA, Prefeitura Municipal de Santana, Sesi, Sesc, Senac, Defensoria Pública, Polícia Técnico Científica (POLITEC), Conselho Tutelar de Santana, Casa da Amizade, Rotary Club de Santana, Faculdade Madre Tereza e Estação Beleza.

Superando as expectativas, a primeira edição do projeto promoveu mais de 400 atendimentos nas áreas da saúde, educação, cidadania, esporte e lazer. Durante a ação os moradores receberam consultas médicas, aplicação de vacinas, testes rápidos de HIV, sífiles, hepatite B e C, aferição de pressão arterial, massoterapia, atendimento jurídico, emissão de identidade, orientação psicossocial, curso de culinária, corte de cabelo, manicure, gincanas, entre outros.

Dona Maria Arlete, moradora do bairro Novo Horizonte e mãe de dois filhos, aproveitou a iniciativa para levar seu filho para a consulta médica. “Fiquei muito feliz em poder passar com o médico, ele me deu bastante atenção e eu ainda tô saindo daqui com os remédios que preciso para dar para o meu filho”, falou Maria Arlete agradecendo ao projeto.

Outro serviço que chamou a atenção dos participantes foi o atendimento jurídico. Segundo o advogado Francisco Rego, que participou da ação como voluntário, muitas pessoas procuravam o serviço para receberem orientações sobre questões trabalhistas e familiares. “Assim como saúde a população também sente a necessidade de orientações jurídicas, este tipo de serviço é de suma importância para a comunidade”, afirmou Francisco. Após as orientações do advogado, os casos atendidos foram encaminhados para a Defensoria Pública do Município.

Segundo a coordenadora do “CDSA Comunidade”, Regina Canezin, a intenção da Diretoria da Companhia é realizar por ano duas edições do projeto, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Além do “CDSA Comunidade”, a Companhia Docas de Santana também realiza o projeto “CDSA de mãos dadas com o esporte e a educação”, atendendo 60 crianças do bairro Novo Horizonte com aulas de futebol e inglês.

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa - CDSA)