Notícias

Durante todo o mês de outubro a Companhia Docas de Santana vai estar com a atenção redobrada para o apoio à Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção dos colaboradores da empresa e da comunidade santanense, quanto aos cuidados com a saúde da mulher.

Denominada “Outubro Rosa”, a campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama surgiu em 1990, em Nova York, com a primeira Corrida pela Cura. Desde então, vem sendo realizada anualmente em diversas cidades do mundo.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticados já em estágios avançados.

No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados. A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno.

Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa CDSA)