Notícias

Colaboradores da Companhia Docas de Santana e da Universidade Federal de Santa Catarina participaram durante a manhã desta quarta-feira, dia 14, da primeira reunião para debater o cronograma de estudo para a reformulação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) e das tabelas tarifárias da CDSA.

O trabalho de estudo foi iniciado em novembro do ano passado pela Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Laboratório de transportes e logística. Além da reformulação do PDZ e das tarifas portuárias, a UFSC está realizando também a reformulação do Regulamento de Exploração do Porto (REP).

A reformulação das tabelas tarifárias será dividida em cinco segmentos: abrigo e acesso; acostagem; instituições terrestres; armazenagem e; suprimento de utilidades. Desde 2009 as tabelas tarifárias da CDSA não são modificadas. Com a conclusão do estudo, no final do mês de fevereiro de 2015, a reformulação deverá ser encaminhada para aprovação da ANTAQ.

Assim como as tabelas tarifárias, a reformulação do PDZ já está sendo estudado desde novembro do ano passado. Com o novo instrumento, a CDSA poderá operacionalizar as ações de melhorias e investimentos indicados pelo Plano Mestre da empresa.

Segundo o diretor operacional da CDSA, Edilson Barros, o atual PDZ, realizado em 2013, não atende mais as atuais demandas da empresa. “Estamos com novas metas para o desenvolvimento do Porto e o atual PDZ não supre essas necessidades”, afirmou o diretor. A previsão é que o novo PDZ fique pronto no final de abril de 2015.

 

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa CDSA)