Notícias

A Companhia Docas de Santana recebeu durante os últimos dias 26 e 27 de fevereiro a visita de representantes da empresa Caramuru. A vinda até ao Porto de Santana teve como principal objetivo apresentar projetos para a instalação da empresa no município santanense.

A Caramuru é uma empresa do centro-oeste brasileiro ligada ao agronegócio que possui interesse em se instalar no Amapá para exportar farelo de soja. Em negociação desde 2012 para o uso temporário de área pertencente ao Porto Organizado, a empresa busca intensificar o processo para a sua instalação.

No primeiro momento da visita, o presidente da CDSA, Eider Pena, foi apresentado ao projeto da Caramuru para o Porto de Santana. Na ocasião, o diretor de Logística da empresa, Antônio Ballan, afirmou que a intenção é construir três silos, cada um com oito mil toneladas de capacidade de armazenamento. “Nossa intenção não é apenas exportar, mas também produzir nosso produto aqui no Amapá”, afirmou Ballan.

Em seguida, os representantes da Caramuru participaram de uma reunião com o Prefeito de Santana, Robson Rocha, o presidente da CDSA, Eider Pena, o governador do Amapá, Waldez Góes, o deputado Federal, Marcos Reategui e o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Amapá, Moisés Souza. “Este é o primeiro encontro com todos os principais “atores” para o desenvolvimento agrícola do Amapá, é um marco em nossa história, e o crescimento do Porto de Santana é fundamental para que isso aconteça”, lembrou Eider Pena.

Ao fim da visita, o presidente da CDSA assinou juntamente com os representantes da Caramuru o contrato de construção dos silos e a doação de um novo prédio administrativo para a Companhia Docas de Santana. Após a aprovação do projeto pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), a intenção é que as obras iniciem ainda este semestre.

 

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa)