Notícias

O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, assinou nesta última terça-feira (21/4) termo de cooperação na área de portos marítimos e logística com a Secretaria de Estados dos Transportes do governo de Portugal.

O ato aconteceu durante a Missão Oficial que o governo brasileiro promoveu a Portugal e Espanha, chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A delegação oficial brasileira teve encontros com os principais líderes dos dois países, além de encontros de negócios com investidores e fóruns empresariais.

O memorando que o ministro Edinho Araújo assinou em Portugal tem como principal objetivo buscar a simplificação de procedimentos portuários de despacho de navios, a fim de reduzir tempo e custo, buscando assim facilitar os investimentos brasileiros e portugueses no setor portuário.

Edinho Araújo explica ainda que o termo de cooperação assinado pelo ministro da Economia de Portugal, Antonio Pires de Lima, “visa estreitar a cooperação entre portos brasileiros e portugueses na troca de experiências e informações relacionadas aos projetos portuários e de logística desenvolvidos pelos dois países”.

O ministro da Secretaria de Portos continua explicando que “Brasil e Portugal têm desenvolvido projetos bastante semelhantes nas áreas portuárias e de logística e a utilização do mesmo idioma possibilita uma cooperação mais intensa e direta entre as áreas técnicas e sistemas utilizados”.

O termo de cooperação assinado em Portugal relaciona diversos temas possíveis de cooperação que deverá ocorrer na forma de intercâmbio de experiências, especialização e conhecimentos técnicos, capacitação, projetos conjuntos e facilitação da cooperação entre empresas e/ou organizações dos dois países.

Fonte: Ascom/Secretaria de Portos - SEP/PR