Notícias

O dia Mundial em memória das vítimas de acidente de trabalho, comemorado no dia 28 de abril, foi lembrado pelos Colaboradores da Companhia Docas de Santana nesta quarta-feira (29) durante uma palestra sobre o assunto.

Ministrada pelo técnico de segurança no trabalho, Hildaecio Dias, a palestra além de ressaltar a data fez parte da programação da Campanha “Saúde e bem-estar em primeiro lugar” realizada pela CDSA durante todo o mês de abril.

Na ocasião, o técnico de segurança frisou a importância de se prevenir acidentes no trabalho. Segundo ele a falta de atenção e a despreocupação do trabalhador geram conseqüências graves e até mesmo a morte. “A data em memória das vítimas é essencial para que o trabalhador fique atento ao que pode acontecer com ele, hoje no Brasil o número de acidentes no trabalho é elevado devido à falta de prevenção”, afirmou Hildaecio.

A data

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Acidentes

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo são 5.500 mortes por dia, o que representa uma morte a cada quinze segundos, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela AIDS. Doze mil das vítimas são crianças.

 

Aline Medeiros - Assessoria de Imprensa CDSA