Notícias

Acompanhado do economista, Charles Chelala, o Senador do Amapá pelo PSOL, Randolfe Rodrigues, esteve durante a manhã desta segunda-feira (25) realizando visita à Companhia Docas de Santana.

No primeiro momento, o Senador foi recebido pelos Diretores da CDSA Eider Pena, Wilton Favacho e Edilson Barros durante uma reunião em que foi apresentada a situação econômica e financeira que a Companhia apresenta atualmente.

Questionado pelo Senador quanto a queda na movimentação de cargas no porto, o Diretor Presidente da CDSA, Eider Pena, explicou que o incidente em 2013 no Terminal de Uso Privativo, na época pertencente a empresa Anglo American, abalou a exportação de minério no Estado e, consequentemente, o faturamento da CDSA. Desde então, a Diretoria da CDSA busca alternativas para alavancar o setor de exportação no Amapá. “Há cerca de 14 anos estamos trabalhando para que a exportação dos grãos de soja do Mato Grosso seja realizada pelo Amapá, e o atual cenário é extremamente propício para que isso aconteça, visualizamos na exportação da soja o crescimento do setor portuário no Estado”, afirmou Eider.

Ainda segundo o Presidente da CDSA, para que aconteça o desenvolvimento do setor no Amapá é necessário que o governo federal e empresas privadas invistam em infraestrutura portuária. “Precisamos de investimentos imediatos, necessitamos da construção de novos píers e a ampliação da área do porto organizado, só assim aumentaremos a capacidade de movimentação na CDSA”, enfatizou o presidente da Companhia.

Outra necessidade apresentada ao Senador Randolfe foi a construção do terminal fluvial para passageiros. Atualmente, o município de Santana é a “porta de entrada” para os visitantes que chegam por via marítima ao Estado.

Na ocasião, o Senador afirmou o compromisso em lutar por emendas para o desenvolvimento portuário de Santana. “Eu quero me colocar à disposição na luta por recursos federais para a infraestrutura dos terminais portuários de Santana, principalmente, o hidroviário de passageiros. Ficarei também disponível para junto com o Presidente da CDSA conversamos com o Ministro dos Portos sobre as necessidades imediatas do Porto Organizado”, garantiu o Senador.

Ao final da visita, o Senador Randolfe Rodrigues conheceu as instalações operacionais da Companhia Docas de Santana.

 

Aline Medeiros (Assessoria de Imprensa – CDSA)