Notícias

Após quinze dias de discussões entre os participantes do Grupo de Trabalho Operacional, coordenado pelo presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, diretores da CDSA e o Prefeito do município, Robson Rocha, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (24) com representantes das empresas Anglo, Amcel, Zamapá, Unamgem e Ecometals para a tomada de decisões importantes para viabilizar o escoamento do minério por meio do Porto da Companhia.
Assuntos como a pavimentação das vias de acesso à CDSA, a estocagem do minério na companhia e a atenção à comunidade próxima ao porto foram os mais debatidos durante o encontro.
Desde o dia 28 de março, data em que aconteceu o acidente, as empresas que exportam minério do Estado estão com os serviços paralisados. Para o presidente da CDSA, Edival Tork, é necessária agilidade na tomada de decisões. “Precisamos definir o mais rápido possível as ações necessárias para a utilização do porto e o cuidado com as vias de acesso é um ponto fundamental”, ressaltou o presidente.
As vias que dão acesso à companhia, principalmente a Rodovia Cláudio Lúcio, estão parcialmente intrafegáveis. Atualmente, as empresas Amcel e Zamapá já operam na CDSA. Mas, com o aumento no número de empresas transportando pelo porto da companhia as vias não irão suportar o fluxo maior de veículos pesados. Por isso, a necessidade da recuperação asfáltica do trajeto.
Para Robson Rocha, prefeito de Santana, é importante que todas as empresas colaborem com a recuperação das vias. “É necessário que todas as empresas envolvidas se empenhem nessa ação asfáltica, com isso todos irão ser beneficiados, tanto a empresas quanto a comunidade”, ressaltou o prefeito.
Inicialmente, a proposta é realizar a recuperação asfáltica com uma operação tapa buraco orçada, por meio de um estudo da Secretaria Estadual de Transporte, em aproximadamente 700 mil reais. Durante a reunião os representantes das empresas concordaram em subsidiar o valor entre elas. A obra de recuperação definitiva das vias de acesso deverá iniciar no segundo semestre do ano, após o período de inverno e elaboração de um projeto mais criterioso.
Na próxima terça-feira (30) o grupo irá reunir-se novamente às 16 horas, no auditório da Companhia, para definir o início dos trabalhos nas vias de Santana.

Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA