Notícias

Na manhã desta sexta-feira (26) o Presidente da Companhia Docas de Santana e coordenador do Grupo de Trabalho Operacional, Edival Tork, participou de uma audiência na Câmara de Vereadores de Santana para debater com a comunidade o possível escoamento do minério das empresas Anglo Ferrous e Unamgem pelo porto da CDSA.
Presidida pelo vereador Josivaldo Abrantes, a audiência contou com a presença de moradores da comunidade do bairro Novo Horizonte, localizado próximo à CDSA, representante do Ministério Público Estadual, o diretor da Anglo Ferrous, Bruno Cei, o diretor do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP), Maurício Oliveira, e o presidente da Associação de moradores do Novo Horizonte, Vicente Gaia.
Durante a reunião o presidente da CDSA ressaltou a preocupação da companhia em viabilizar o embarque com segurança do minério produzido pelas empresas. Para ele não basta apenas disponibilizar o porto, é necessário que vários fatores sejam analisados. “A CDSA está trabalhando apenas com a hipótese de embarque do minério. Pois, é preciso primeiro analisar e solucionar os problemas das vias que dão acesso até o porto”, lembrou Edival Tork.
Em reunião realizada na ultima quarta-feira (24), os membros do grupo de trabalho operacional definiram emergencialmente que será realizado o trabalho paliativo (tapa buraco) nas ruas que dão acesso à CDSA. Somente após o inverno e a realização de um estudo mais detalhado é que as vias irão receber a recuperação asfáltica.
Além das condições das vias, representantes da comunidade presentes na audiência solicitaram mais segurança e atenção dos motoristas de caminhões que trafegam pelas avenidas dentro do bairro Novo Horizonte. “Pelas ruas que passam as caçambas existem casas e até uma creche, nós moradores só pedimos mais cuidado com a população que mora no local”, pediu dona Antônia Cardoso, moradora do bairro.
O diretor da Anglo Ferrous, Bruno Cei, informou que a empresa irá operar com todos os cuidados necessários e afirmou a preocupação da empresa com o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA