Notícias

A Companhia Docas de Santana recebeu no mês de julho a visita da comissão técnica da Secretaria Especial dos Portos (SEP), UNB, BNDES, Empresa Brasileira de Portos e Projeporto. A visita teve como objetivo o início dos estudos para a realização de uma futura licitação para área, que atualmente, está arrendada pela empresa AMCEL.
Desde 1992 a área equivalente a 67 mil metros quadrados foi arrendada para a AMCEL. O contrato que sede a área para a empresa de celulose venceu em fevereiro de 2012 e desde então está em carácter emergencial e sob análise da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
De acordo com o Plano de Desenvolvimento de Zoneamento do Porto Organizado de Macapá, o PDZ, a área destinada para licitação poderá ser dividida em duas partes. Desta forma, abrirá a concorrência para que novas empresas invistam no local. Segundo o diretor presidente da CDSA, Edival Tork, várias empresas, principalmente do setor de agronegócio, já demonstram interesse de investimentos na área.
Além da licitação do espaço arrendado para a empresa AMCEL, a CDSA também possuem projetos que estão em análise da SEP. Os projetos para a construção do 3º píer, um pátio para múltiplo uso e a expansão de novas cinco áreas para arrendamento já estão em fase de conclusão. “Para o desenvolvimento do Estado do Amapá é preciso que o Porto de Santana cresça tanto em área quanto em montante de operações”, afirmou o presidente da CDSA.
Com a implantação dos projetos, estima-se que a movimentação de cargas na CDSA aumentará em quase 40 por cento. E em até cinco anos 10 mil novos empregos, diretos e indiretos, sejam gerados no Amapá. A previsão é que a licitação da área arrendada para AMCEL seja realizada ainda no segundo semestre de 2013.

Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA