O Seminário “Portos e desenvolvimento no Amapá: oportunidades de geração de emprego” aconteceu na última sexta-feira (29) no plenário da Câmara de Vereadores de Santana. O evento foi uma iniciativa em parceria da Prefeitura Municipal de Santana, deputada Federal pelo Amapá, Fátima Pelaes, e Companhia Docas de Santana.
O principal objetivo do seminário era discutir o futuro da região norte a partir das vantagens do Amapá, que facilitam a operacionalização e logística de negócios, e o planejamento, junto com entes, organizações e pessoas relacionadas ao assunto, do desenvolvimento regional e estadual, e as consequências sociais. Na pauta do evento foram debatidas as perspectivas econômicas tendo como base o Corredor de Exportação de Grãos de Mato Grosso e o escoamento através dos portos.
O Corredor de Exportação é uma estratégia que está em discussão e planejamento pelos governos, autoridades e empresários do Amapá e Mato Grosso. As relações e entendimentos atraem o interesse de empresas de grande porte para o Amapá, que começa a ser reconhecido como o principal ponto de escoamento de produtos, pela posição geográfica.
Em sua palestra o presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, enfatizou os benefícios do escoamento da soja do Mato Grosso pelo porto de Santana. Ele afirmou na ocasião, que o posicionamento geográfico estratégico do Porto possui diversas vantagens para as empresas exportadoras de grãos, como por exemplo, a redução no tempo de viagem para fora do Brasil e nos gastos operacionais.
Para o Prefeito de Santana, Robson Rocha, o seminário foi o passo que faltava para que o município se transforme num grande modal de exportação e importação da região Norte do Brasil.
Estiveram presentes também no evento representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Secretaria de Portos e da empresa de Planejamento de Logística do Governo de Mato Grosso.


Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA