A Companhia Docas de Santana fortaleceu e valorizou a sua segurança neste ano de 2013. Com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar a guarda portuária foram realizados no decorrer do ano os cursos de controle de acesso e combate a incêndio. Atualmente a guarda portuária da CDSA possui em seu efetivo 28 profissionais, sendo 24 guardas e 04 inspetores.
Realizado nos dias 29 e 30 de julho, o treinamento de combate a incêndio foi ministrado por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (5ª companhia de Santana). Por meio da teoria e prática os guardas receberam a qualificação necessária para o combate de possíveis acidentes dentro da área da CDSA.
Visando aprimorar a entrada e saída de pessoas e veículos na Companhia Docas de Santana, os guardas também participaram, entre os dias 28 de outubro a 06 de novembro, do curso de controle de acesso. Ministrado por instrutores de uma empresa terceirizada, a guarda participou de aulas de táticas de abordagens, defesa pessoal (certificados pela ISMA), proteção de pessoas, patrulhas em áreas de alto risco e defesa social.
Para o chefe da seção de segurança da CDSA, Inspetor Gonçalves, os cursos foram essenciais para o melhor desempenho da função da guarda portuária dentro da Companhia. “Foram dois cursos importantíssimos, pois somos os primeiros a agir em qualquer sinistro que ocorra na CDSA como incêndios e acidentes; e também somos nós que recebemos por primeiro qualquer visitante ou colaborador que queira entrar na companhia”, explicou o inspetor.
A previsão que a capacitação da guarda portuária se intensifique no ano de 2014. Já estão previstos para o próximo semestre a realização dos cursos de “Equipe tática de pronta resposta” e “Brigada de incêndio”.


Aline Medeiros
Assessora de Imprensa
Companhia Docas de Santana - CDSA